terça-feira, 12 de maio de 2015

Evento: Palestra

À Comunidade do IG,

Convido-os para a palestra "Investigação Geoambiental de Alta Resolução para Áreas Contaminadas

Data :27/05, 14 h, Auditório do IG

Palestrante:  Marcos Tanaka Riyis
Formação: Engenheiro Ambiental (UNESP/Sorocaba), Pós-Graduado (Especialização) em Gerenciamento de Áreas Contaminadas (SENAC), Mestre em Engenharia Civil e Ambiental – Área de Geotecnia Ambiental (FEB/UNESP);
Atividade Profissional: Diretor Técnico da ECD Sondagens Ambientais, empresa especializada em coleta de dados para investigação de Áreas Contaminadas; Docente dos cursos de Pós-Graduação em Remediação de Áreas Contaminadas e Gerenciamento de Áreas Contaminadas do Centro Universitário SENAC.

Resumo: O Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) é um mercado de trabalho extremamente promissor para Geólogos e Engenheiros Ambientais. Seu caráter tipicamente multidisciplinar é "marca registrada" desse segmento. O GAC é dividido em diversas etapas, sendo a Remediação a etapa mais complexa, visível e ao mesmo tempo lucrativa do processo. Porém, a Remediação está umbilicalmente ligada à etapa de diagnóstico da área contaminada. Esse diagnóstico deve subsidiar a Remediação com as respostas sobre o contaminante (massa, características, distribuição) e sobre a sua interação com o meio físico (geologia, hidrogeologia), uma vez que as heterogeneidades hidrogeológicas e o entendimento da hidroestratigrafia são os grandes fatores limitantes do processo. A forma mais adequada de se realizar uma boa investigação é utilizar as ferramentas de alta resolução (High Resolution Site Characterization Tools – HRSC), que fornecem, em tempo real e em escala de detalhe, informações sobre as heterogeneidades do meio físico e/ou sobre a distribuição vertical da contaminação. Essa palestra explanará como é feita a investigação tradicional e suas incertezas e apresentará algumas técnicas de HRSC, relacionando ambas com as consequências técnicas e econômicas para o Projeto de Remediação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário