quarta-feira, 13 de maio de 2015

 TIPOS DE TRABALHOS DE CAMPO

Como nosso Blog é sobre Trabalhos de Campo, vamos nos deter um pouco mais sobre esse assunto.  Compiani e Carneiro (1993), estabelecem como objetivos pretendidos nas viagens de campo: aproveitar os conhecimentos geológicos prévios, adquirir representações, exemplificar feições e fenômenos da natureza, sugerir problemas e permitir uma primeira elaboração de dúvidas e questões, desenvolver e estruturar habilidades, estruturar hipóteses, resolver problemas, elaborar síntese, desenvolver atitudes e valores.
Para alcançar os objetivos pretendidos, Compiani e Carneiro (1993) classificam os trabalhos de campo como:

-ILUSTRATIVOS: é tradicional, considera o conhecimento como um produto acabado, reforça e demonstra conteúdos, centrada no professor, considera o aluno como espectador e o produto é uma caderneta de campo cheia de informações.

-INDUTIVOS: a observação é guiada, leva a interpretação ou solução de um problema, o professor atua como condutor por meio de um roteiro ou questionário, o estudo é dirigido valorizando o método científico e o raciocínio lógico e não preocupação com conhecimentos prévios.

-MOTIVADORES: desperta o interesse para um problema, não se preocupa como conhecimentos geológicos prévios do aluno, valoriza a paisagem e o senso comum, envolve a afetividade e desperta a curiosidade, centrada no aluno.

-TREINADORES: visa o treino com aparelhos e/ou instrumentos, exige conhecimentos prévios, o aluno anota e o professor direciona.

-INVESTIGATIVOS: o objetivo é resolver um problema, elaborar hipóteses, estruturar observações, interpretar, decidir estratégias, refletir e concluir, o professor é um orientador.


Scortegagna (2001) acrescenta mais dois tipos:

-GENÉRICOS: para conhecer uma região não visitada, não vinculada a uma disciplina específica, geralmente realizada no final do ano, não há um compromisso do professor com o ensino, valoriza relações sociais, informativa, não há questionamento do método científico, não há uma relação clara entre ensino e aprendizagem, não há uma lógica predominante.

-AUTÔNOM0S: visa despertar a investigação e preparar para a profissão, geralmente realizada na região onde o aluno está localizado, ausência do professor, o professor é orientador e a relação professor/aluno se dá por meio da discussão e troca de experiências.


Compiani M., Carneiro C.D.R. Os papéis didáticos  das excursões geológicas. Rev. de la Ensenanza de las Ciencias de la Tierra. 1(2):206-210, 1993
Scortegagna, A. Trabalhos de campo nas disciplinas de Geologia Introdutória nos cursos de Geografia no estado do Paraná, dissertação de Mestrado, Orientação: Prof. Dr. Oscar Braz Mendoza Negrão, Instituto de Geociências, Unicamp, Campinas, 2001

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