terça-feira, 30 de agosto de 2016

Viagem de Campo: Proveniência de minerais pesados

Olá, alunos do 1º ano do curso técnico em mineração, turmas M16 e V16, sejam bem vindos ao meu blog, esse blog tem como objetivo divulgar as geociências, principalmente o que se refere as viagens de campo. 
Em continuação aos trabalhos que iniciamos em julho, com nossa viagem de campo até Costa Dourada, teremos como tarefa a socialização dos dados que vocês produziram por meio da publicação e a divulgação de novos blogs.
Em primeiro lugar, em grupos entre 3 e 5 estudantes, vocês deverão juntar e organizar todo o material coletado durante nossa primeiro trabalho de campo, ou seja, anotações, croquis, fotografias vídeos, mapas, etc.
Depois dessa coleta e organização, vocês deverão criar um blog, existem vários disponíveis: wordpress, tumblr, blogger, weebly, médium, blog.com, livejournal, svbtle, todos são livres e gratuitos, ao criar seu blog, seja o mais criativo possível.
Agora é só postar os dados organizados sobre a viagem e postar no seu blog. Para direcionar e sugerir um roteiro de postagem, segue uma proposta:
1. Escreva uma introdução apresentando os membros do grupo (que tal uma foto juntos?) informando o dia do trabalho de campo, como estava o tempo, o ônibus, as expectativas, os lanches, os materiais que você levou, as ferrramentas e instrumentos, os objetivos do trabalho de campo, enfim se apresentem para seus leitores
2. Poste as paradas, faça uma apresentação geral do local onde foi feita a parada, sua localização (coordenadas, vegetação, referências), características das rochas encontradas no local (mineralogia, estruturas, cor, granulação ou granulometria, idade) e o possível nome da rocha, acrescente as fotos e/ou vídeos.
3. Apresentem os resultados que vocês obtiveram nesse trabalho de campo, ou seja, o perfil, indicando as litologias presentes na região norte do Espírito Santo, sua disposição estratigráfica e sua composição.
4. Finalmente elabore uma conclusão ou considerações finais, informe se os objetivos foram alcançados, se passaram algum "perrengue", se a comida estava boa, se gostaram, se gostariam de mais experiências desse tipo, enfim, saibam que estaremos de olho nas publicações e suas impressões serão de muita valia para continuarmos solicitando recursos financeiros para nossos trabalhos de campo e para melhorar nosso trabalho.
Agora, mãos a obra, você têm até o dia 23 de setembro para criação epostagem do trabalho de campo de vocês. 
Estarei passando via blog "CampoTrip.blogspot.com.br", mais informações e dicas, sobre a 2ª etapa de nosso trabalho, dessa vez vamos realizar todas as atividades em Costa Dourada, uma delas será o uso de bateia (tem um vídeo nesse blog sobre o uso de bateia) para concentração de minerais pesados para identificação dos minerais presentes na praia e a possível identificação da sua proveniência, " afinal, de onde vem esses minerais?"
  • Abraço a todos.

Bateia para Garimpo: Como Utilizar Corretamente uma Bateia para Garimpo

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Depois de 1 ano e meio aqui em Campinas, Unicamp e Barão Geraldo, estou retornando para Nova Venécia, onde acredito que ser melhor para continuar a escrita e a realização de mais uma etapa de campo com os alunos do Ifes. Foi muito legal retornar ao ambiente acadêmico, voltar a ser estudante, o contato com novas pessoas, agradeço a Val, Bia, Gorete e Valdir da SPG do IG, aos colegas Claudio, Ademilson, Lívia, Carolina, Edson, Celso Graminha, Tiago, Cássio, aos professores Celso dal Ré Carneiro, Pedro Wagner e Lobão, às coleguinhas Sara